1/2

JERICOACOARA

Se seu destino é o Ceará não saia sem antes ser apresentado a Jericoacoara, chamada carinhosamente pelos nativos, moradores e visitantes de “JERI”. A vila de Jericoacoara fica aproximadamente a 320 quilômetros de Fortaleza e está localizada dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Seu acesso é possível apenas por veículos 4x4, pois por estar localizada dentro de um parque nacional não havendo estradas ou ruas que chegam diretamente ao local, o único acesso é pela praia ou cruzando as dunas do parque.  Por isso, o melhor é fazer a viagem, a partir de Fortaleza, em confortáveis 4x4 com ar condicionado. O embarque e desembarque são realizados no local e no horário desejado. O percurso pode ser realizado pela rodovia em quatro horas e trinta minutos ou pelas praias que leva o dia inteiro. O cenário é de sonho: praias intermináveis, lagos, restingas e dunas que podem chegar a até 30 metros de altura.

 

Quando finalmente chegar em Jeri irá confirmar que não foi à toa que o lugar, com cerca de 1500 habitantes, inicialmente uma vila de pescadores, foi incluída pela segunda vez pelo Jornal Washington Post na lista das dez praias mais belas do mundo. Convenhamos um título nada modesto.

Jericoacoara que significa na língua dos índios Tremembés: A praia dos "Jacarés Dormindo ao Sol" - é mesmo linda.  Americanos e europeus começaram a chegar na região, atraídos pela recém-criada fama. Com o aumento do fluxo turístico, ganhou atenção das autoridades locais. Em 1998, a energia elétrica finalmente chegou ao vilarejo e os antigos e barulhentos geradores a diesel foram abandonados. Parece que o destino de Jeri é ser uma das maiores atrações do litoral cearense. Há bons restaurantes, acomodações confortáveis e um estruturado esquema de passeios de buggy. Os moradores procuram manter o mesmo clima que tanto chamou a atenção dos primeiros visitantes preservando a natureza, impedindo a iluminação pública e mantendo suas ruas de areai (não há nenhum tipo de pavimentação na vila). Enquanto tudo isso se mantiver, Jericoacoara continuará tendo todo o seu encanto.

 

Além de todos os atrativos naturais e sua beleza Jeri hoje é considerada um dos melhores pontos para a pratica do Windsurf e Kitesurf no mundo devido aos seus ventos constantes que sopram durante toda a temporada de verão no nordeste brasileiro (Julho a Fevereiro). Seus ventos atingem uma média entre 23 a 28 knots quase que diariamente proporcionando aos amantes do esportes dias inesquecíveis de velejo.

atividades em jericoacoara

 

PASSEIOS DE BUGGY

Existem varias opções de passeios de buggy. Os mais comuns e conhecidos são:

- passeio para as lagoas do Paraíso e Azul

-passeio a Tatajuba.

Existem também outros passeios alternativos muito bons como passeio para Barrinha.

KITESURF JERICOACOARA

Jericoacoara hoje é considerada um dos melhores pontos para a pratica do Kitesurf no mundo devido aos seus ventos constantes que sopram durante toda a temporada de verão no nordeste brasileiro (Julho a Fevereiro). Seus ventos atingem uma média entre 23 a 27 knots quase que diariamente proporcionando aos amantes do esportes dias inesquecíveis de velejo. Para os iniciantes que querem aprender kitesurf a MH Kiteschool localizada em Jeri é perfeita para atender suas necessidades. O escritório da escola está em Jericoacoara, na Pousada Bella Jeri e a escola fica localizada na Praia do Preá.

POR DO SOL

Jericoacoara é um dos poucos lugares do mundo onde o sol se põe e nasce na praia. A Duna do Pôr-do-Sol tem aproximadamente 20m de altura e é tradição todos os dias visitantes e moradores subirem a duna por volta das 17:00. É muito comum a prática do sandbord no mesmo horário.

PASSEIOS DE QUADRICICLO

Os quadriciclos são outra forma de transporte utilizada para conhecer as belezas do Parque Nacional de Jericoacoara. Existem passeios de 1h até passeios de dia inteiro.

STAND UP PADDLE

A praia principal de Jericoacoara possui condições perfeitas para o aprendizado e prático da Stand Up Paddle. Melhor época para o esporte é entre Fevereiro e Junho, quando os ventos estão bem fracos.

Please reload

IMAGE CREDITS

  • Photographer: Jamie Scott

  • Rider / Pilot: Paulino Pereira, Billy Hampton

 

como chegar

A partir de Fortaleza tem que seguir caminho pela estrada, aproximadamente 350 km de rodovia e + ou - 15 km OFF ROAD. Jericoacoara está quase na divisa do Piauí, dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Devido a sua localização seu acesso é apenas possível através do Parque Nacional de Jericoacoara ou pela praia do Preá. Em ambos os casos a forma mais segura é estar a bordo de um veículo 4x4, preferencialmente com motorista especializado.

Não é aconselhável alugar um veículo e seguir para Jeri. A estrada entre Fortaleza e Jericoacoara não é bem sinalizada e o trecho entre as dunas e praia deve ser apenas seguido por pessoas que conhecem bem o caminho e que estejam habituadas a dirigir na areia.

 

dicas de viagem

MELHOR ÉPOCA


Jericoacoara possui 2 temporadas bem distintas, Verão e Inverno sendo que a principal diferença entre essas duas épocas está no vento e na chuva.

Durante o Verão Nordestino, normalmente entre Junho a Março, é uma época de seca, não há chuva nesse período e o litoral nordestino é atingido diretamente pelos ventos alísios vindos da África, o que proporciona para os amantes do windsurf e kitesurf condições perfeitas para a prática do esporte. Esse é considerado o período de alta temporada.

Já o Inverno, Março a final de Maio, é a temporada de chuvas. Nessa época não há vento algum, mas em contrapartida a região fica muito verde, as lagoas ficam bem cheias e o clima muito agradável. Período de baixa temporada, época mais econômica para visitar Jeri.

DINHEIRO
Nem todos os estabelecimentos comerciais em Jericoacoara aceitam cartão de crédito e cheques e em Jeri não há bancos ou caixas eletrônicos, assim venha prevenido com dinheiro vivo. Apenas o Município de Jijoca, há 1 hora de Jeri, existe um caixa eletrônico do Banco do Brasil.

 

SAÚDE
NÃO HÁ HOSPITAL EM JERI, somente 1 posto de saúde ,uma UPA e uma clínica em Jijoca (a 1 hora de carro), todos oferecem serviços limitados, o hospital mais próximo fica em Sobral (aproximadamente a 3 horas de carro). É importante trazer seus próprios MEDICAMENTOS. As farmácias de Jeri têm estoque limitado.

 

ELETRECIDADE: 220V

 

PERMANÊNCIA
A permanência mínima recomendada pela Jeri Off Road é de 5 dias, tempo suficiente para conhecer as principais atrações de Jericoacoara e seu entorno. Para os amantes do Kitesurf e Windsurf 5 dias é pouco, reserve pelo menos 10 dias de suas férias para aproveitar o Maximo um dos melhores locais do mundo para a prática desses esportes.

 

RESERVAS
Apesar de haver muitas opções de Pousadas não deixe de fazer sua reserva antecipada, principalmente se estiver planejando sua viagem para a alta temporada, a chance de você ficar sem lugar não é pequena. Importante também lembrar que durante a baixa temporada muitos estabelecimentos fecham para reforma, não esqueça de se informar antes de viajar.

 

O QUE TRAZER
Além de muita disposição é indispensável roupa de banho, boné, chapéu, sandálias, chinelo, protetor solar, maquina fotográfica e remédios caso tenha alguma necessidade específica.

Telefone: (88) 99971-3330​

WhatsApp: (88) 99971-3336

Travessa da Rua do Forró, 35

Vila de Jericoacoara, CE

jeri@jeri.tur.br